A úlcera gástrica é uma ferida na parede do estômago, que ocorre quando a proteção natural do estômago falha e o ácido começa a causar danos.
As principais causas de úlcera gástrica são a infeção por “Helicobacter pylori” a – uma bactéria comum que enfraquece a proteção do estômago – e o uso frequente de anti-inflamatórios como o ibuprofeno, a aspirina ou outros. Outros fatores de risco incluem o tabaco, o álcool e o stress.
Os sintomas mais comuns incluem dor ou ardor na “boca do estômago”, especialmente após as refeições, sensação de enfartamento, inchaço, náuseas, perda de apetite e perda de peso. Em casos graves podem ocorrer vómitos com sangue ou fezes pretas, sinais de sangramento ativo da úlcera.
O diagnóstico de úlcera gástrica inclui uma endoscopia digestiva alta, um exame no qual o esófago, estômago e início do duodeno são visualizados com uma pequena câmara. Na presença de uma úlcera, é realizada uma biópsia para caracterizar o tecido da ferida e testar para a presença da bactéria “H. pylori”.
O tratamento da úlcera gástrica pode incluir antibióticos para erradicar a bactéria, se presente, e medicamentos para reduzir a secreção ácida do estômago. Se a causa da úlcera for a toma frequente de anti-inflamatórios, deve suspender-se essa medicação. A maioria das úlceras gástricas é curável em algumas semanas, com tratamento adequado. É muito importante tratar a úlcera gástrica, já que pode provocar hemorragias graves (perdas significativas de sangue), perfuração (um buraco na parede do estômago), e um risco aumentado de cancro gástrico (especialmente com infeção crónica por “H. pylori”).
Como prevenir a úlcera gástrica:
– Evite tomar anti-inflamatórios sem aconselhamento médico;
– Não fume nem consuma álcool em excesso;
– Consulte o seu médico se tiver sintomas de infeção por “H. pylori”;
– Faça uma dieta equilibrada e controle o stress.
Se tiver dores no estômago com frequência, não ignore ou automedique e procure o seu médico assistente. O tratamento precoce de uma úlcera gástrica aumenta a probabilidade de cura, evita complicações graves e melhora a qualidade de vida.
* Médica Interna de Formação Especializada em Medicina Geral e Familiar na USF “A Ribeirinha”
NR: A rubrica “ABC Médico” é da responsabilidade do grupo de Internato Médico da ULS da Guarda e pretende aumentar a literacia em saúde na área do distrito da Guarda. O objetivo desta coluna mensal é capacitar a comunidade a fazer parte integrante do seu processo de saúde/doença, motivando-a para comportamentos de vida saudáveis e decisões adequadas. Para tal, são escolhidos temas pertinentes que serão apresentados por ordem alfabética.


