Região

Incêndio de Trancoso chegou a estar em resolução, mas reacendeu e volta a preocupar

1
Escrito por Carlos Gomes

 

O incêndio que teve início na tarde de sábado no concelho de Trancoso (Freches e Torre), voltou a intensificar-se ao final da manhã deste domingo e já consumiu mais de 2.500 hectares de mato, floresta e algumas explorações agrícolas. Algumas habitações de localidades próximas do fogo chegaram a estar em risco.

Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o fogo manteve-se ativo durante toda a tarde e noite de sábado, tendo sido dado como em fase de resolução, contudo, voltou a reacender numa das frentes. No combate às chamas estão mobilizados, nesta altura, 366 operacionais, apoiados por 117 veículos e 7 meios aéreos. O fogo que chegou a ter três frentes ativas e ameaçou algumas habitações, deixou um bombeiro com ferimentos ligeiros num membro inferior.

Portugal está em situação de alerta devido ao agravamento das previsões meteorológicas que apontam para um risco significativo de incêndio rural.

Durante este período é proibido o acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, de acordo com os planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, bem como a realização de queimas e queimadas, ficando igualmente suspensas as autorizações emitidas para esse período.

A situação de alerta implica também proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais e rurais com o recurso a maquinaria e o uso de fogo de artifício e outros artefactos pirotécnicos.

Sobre o autor

Carlos Gomes

Deixe comentário