As capeias raianas regressam ao Sabugal durante o mês de agosto, como já é habitual. Além disso as festas são também marcadas por festejos religiosos, e todo o evento promete aos visitantes «emoções fortes, coragem, destreza, habilidade, força, resistência e bairrismo, os ingredientes para a “festa brava”», segundo a organização.
Assim sendo, a tradição passará pelas 14 localidades do concelho do Sabugal, com várias manifestações tauromáquicas feitas coletivamente e com recurso ao forcão na lide do touro bravo. No dia 3 de agosto o encontro é em Quadrazais, segue-se Lageosa a dia 6, em Aldeia do Bispo será a dia 11. Já no dia 12 de agosto a festa faz-se no Soito, no dia seguinte em Ozendo e Rebolosa, no dia 14 é em Nave e segue-se, no dia 15, Aldeia da Ponte. Já a 16 de agosto as capeias continuam em Vale de Espinho, Alfaiates dia 17, Forcalhos a 18, em Fóios é a dia 19.
No dia 23 de agosto, em Aldeia da Ponte, realiza-se o Festival “Ó Forcão Rapazes” e as Capeias Arraianas deste ano, no concelho do Sabugal, terminam a 25 de agosto, em Aldeia Velha. Para além da capeia arraiana, algumas das localidades irão receber, também, diversas atividades como touradas, “vaca da aguardente”, capeias noturnas, largadas e garraiadas.
Em 2011, a Capeia Arraiana foi regista como Património Cultural Imaterial no Inventário Nacional do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), tendo em conta o seu valor enquanto manifestação popular e etnográfica.


