Sociedade

Concurso para bolsa de investigação no âmbito do projeto EuroAGE+ abre hoje

Guarda1 720x3881 1

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) tem aberto, a partir de hoje, dia 21, até 4 de agosto, o período de candidaturas para uma bolsa de investigação no âmbito do projeto “EuroAGE+ – Rede Internacional de Investigação, Inovação e Transferência de Tecnologia para a Promoção do Envelhecimento Ativo”, financiado por fundos FEDER através do Programa Interreg – POCTEP.

A bolsa é destinada a mestres nas áreas de Atividade Física e Saúde, Fisioterapia, Ciências do Desporto, Enfermagem ou afins, que estejam inscritos num programa de doutoramento ou num curso não conferente de grau académico. O valor mensal atribuído será de 1.309,64 euros, acrescido de seguro de acidentes pessoais e reembolso do Seguro Social Voluntário.

Os candidatos devem possuir experiência ou competências relevantes para o desenvolvimento de intervenções junto da população idosa, como a realização de avaliações funcionais e fisiológicas, utilização de sistemas de medição de parâmetros físicos ou cognitivos, promoção de estilos de vida saudáveis e participação em estudos científicos. São também valorizados o domínio da língua inglesa e a capacidade de comunicação em eventos técnico-científicos.

O plano de trabalhos da bolsa contempla a participação na recolha e análise de dados, implementação de programas de intervenção, criação de materiais educativos e sensibilização comunitária, bem como a elaboração de documentos técnico-científicos. O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Avaliação do Rendimento, Exercício Físico e Saúde da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto e/ou na Escola Superior de Saúde do IPG, sob a orientação científica da Prof. Doutora Ermelinda Marques. Poderão também ser realizadas atividades de campo em Portugal ou no estrangeiro, junto de parceiros do projeto.

A bolsa terá início em setembro de 2025 e duração inicial de 10 meses, podendo ser prorrogada por mais dois ou seis meses, consoante o tipo de inscrição do bolseiro.

As candidaturas devem ser submetidas exclusivamente através do portal de recrutamento do IPG, acompanhadas do certificado de mestrado, currículo assinado, documentos comprovativos e carta de motivação.

Mais informações podem ser consultadas no edital publicado nas páginas eletrónicas do IPG e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Sobre o autor

Luís Baptista-Martins

Deixe comentário