Opinião de Fidélia Pissarra: Nação pequena

Escrito por Fidélia Pissarra

Apesar do Nobel de Saramago e da fama mundial do outro, não conseguimos deixar de ser um país pequeno. Um país de cidades pequenas e de gente ainda mais pequena, porque não consegue fazer nada de maior. Portanto, tal como acontece com tudo o que é pequeno, no tamanho e nas ideias, não nos podemos admirar muito com o que aqui acontece quando alguém ambiciona crescer além dos limites do país onde nasceu: ou emigra ou, se reclamar, é logo encolhido à força.
Foi assim na ditadura, quando quem não se resignasse à miséria e à arbitrariedade de uns poucos, se não emigrasse era preso e, sabemo-lo agora, parece que alguém quer que continue a ser assim em democracia. Quando quem não se resigna, por não ter acesso a uma casa, se não quiser emigrar, tem de se conformar com as políticas de habitação, vigentes e a vigorar, para não levar umas bastonadas dos polícias que o atual governo deu em lhes lançar para cima.
Caso para pensar, pelo que se vai vendo e vivendo, que de pouco nos terá valido o esforço para formar melhor as novas gerações e renumerar melhor as menos novas. Ao que parece, dê por onde der, alguém, no caso, essencialmente senhorios e proprietários, se há de apropriar de qualquer melhoria de rendimentos que consigamos, acabando a mesma nos bolsos de quem tem imóveis para arrendar ou vender, dos bancos que facilitam o negócio, das imobiliárias que os promovem, das seguradoras e por aí fora.
Não que se tenha nada contra senhorios, proprietários, bancos, seguradoras e por aí fora. Bem pelo contrário, entenda-se. Todos são legítimos e muito necessários, mas num país atualmente governado por uma mini agremiação muito mais amiga dos ditos do que do resto dos cidadãos, tudo o que nos parecer ser de mais, é porque já será de mais.
Um de mais a que não serão alheios os tempos de performance facebookiana, em que tudo tem de parecer festa e as notícias com fotografias de pardais a catar a alpista, que os da situação gostam de lhes ir atirando, são as únicas dignas de divulgação massiva. Um demais a que também não serão alheios estes tempos dos indignados do sofá em que, numa evidente ostentação das fascizantes tendências atuais, patrocinadas pelos mentecaptos reinantes no outro lado do lago e pelos seus amigos de leste, dão em clamar contra pobres e emigrantes e enaltecer o respeito pela ordem. Um de mais para que também contribuíram, de resto, as análises e contra-análises do exército dos pressurosos comentadores televisivos, sempre tão diligentes no branqueamento da atual ação política. Um de mais a que as políticas que, do dia para a noite, aumentaram exponencialmente o preço da habitação tendo, anteriormente, fazer-nos supor que iria baixar ou, pelo menos, manter-se, nos levaram.
Claro que por saber ficará o epílogo deste malfadado romance em que quem defende a social-democracia e a moderação política é logo acusado de radical e extremista. Tido por perigoso e corrupto. Esquerdalha a abater pelos que evocam Salazar a propósito de tudo e de nada. Por saber ficará o impacto, destas inusitadas cargas policiais, em protestos futuros e na futura participação dos movimentos de cidadãos nas decisões governativas. Mas lá que tão descabida manifestação de prepotência política, acompanhada da nostalgia confessa por Salazar, não vaticinará nada de bom, não.

Sobre o autor

Fidélia Pissarra

Deixe comentário