Região

Já abriu o 8º Festival de Vinho de Foz Côa

Vinhos do Douro à prova em Foz Côa este fim de semana.

Começou hoje mais uma edição do Festival de Vinho do Douro Superior, em Vila Nova de Foz Côa. O mais relevante evento de vinhos do Alto Douro decorre até domingo, dia 19, no Expocôa naquela cidade. A 8ª edição conta com 67 produtores de vinho da região do Douro Superior a que se juntam 15 stands de “sabores”, da amêndoa ao queijo, e ainda algumas “tasquinhas” onde se podem degustar vinhos e outros produtos endógenos.

Na sessão de abertura o presidente da Câmara de Foz Côa, Gustavo Duarte, enalteceu o esforço dos produtores e expositores da região, «este ano cerca de 70», recordando que aqui se produzem «os melhores vinhos do mundo».  Para o edil esta é mais uma prova da afirmação dos vinhos do Douro Superior e acrescentou «que o futuro será ainda melhor» para esta região. Na presença do Presidente do Turismo do Norte, Luís Pedro Martins, o autarca de Foz Côa aproveitou para recordar a importância da linha do Douro, nomeadamente para o desenvolvimento turístico, e reivindicou que a ligação ferroviária do Pocinho a Salamanca seja candidatada a fundos comunitários, «como projeto essencial para o futuro da região». O autarca apelou ainda à instalação de melhor sinalética informativa e promocional dos dois Patrimónios da Humanidade que o concelho tem, em especial nas auto-estradas que ligam o litoral ao interior. 

O 8º Festival de Vinho do Douro Superior vai continuar até domingo com diferentes atividades para além da oferta dos stands da feira, como provas comentadas sobre vinhos tintos, vinhos brancos e vinhos do Porto, e ainda de azeite. No sábado, dia 18, o concerto dos The Gift a partir das 22:15 será o momento alto e no domingo, pelas 18:00 horas serão apresentados os resultados do concurso de vinhos do Douro Superior.  

Sobre o autor

Luís Baptista-Martins

Deixar uma resposta