Região

Feira Medieval de Pinhel começa na sexta-feira

Escrito por Luís Martins

Pinhel acolhe entre sexta-feira e domingo a quinta edição da Feira Medieval, que inclui a realização de uma ceia da época para cerca de 350 comensais.

Segundo a autarquia, que organiza o evento anual, a edição de 2019 da “Feira Medieval da Cidade Falcão – Guarda-Mor do Reino e Senhorios de Portugal” proporciona três dias de «grande animação ao estilo medieval». Durante o fim de semana, a cidade vai «recuar no tempo» com esta atividade, que destaca a muralha da cidade, mandada reconstruir e ampliar pelo rei Dom Dinis.

O evento inclui ruas coloridas, cortejos e torneios, música, dança, artes circenses, espetáculos de fogo, encenações e muita animação de rua. O falcão é também presença obrigatória na feira medieval, ou não fosse «o testemunho mais representativo de Pinhel, Cidade Falcão – Guarda-Mor do Reino e Senhorios de Portugal», recorda a autarquia presidida por Rui Ventura.

Do vasto programa da atividade, o destaque vai para a realização, no sábado, a partir das 19h30, junto do castelo, de uma ceia medieval que contará com cerca de 350 comensais. Já a novidade desta edição é a realização de uma missa campal, no domingo 12 horas, no largo de Santa Maria. A Feira Medieval de Pinhel começa pelas 14 horas de sexta-feira, com a abertura do mercado, a que se segue um cortejo e a representação teatral da entrega do Foral e da ordem de reconstrução da muralha de Pinhel.

Sobre o autor

Luís Martins

Deixar uma resposta