Região

“Beira Interior – Vinhos & Sabores” já começou em Pinhel

Escrito por Luís Martins

«A qualidade está cá, só precisamos de a dar a conhecer», disse Rui Ventura, presidente da Câmara de Pinhel, esta sexta-feira, na abertura da quinta edição da feira “Beira Interior – Vinhos & Sabores”, que decorre na “cidade falcão” até domingo.

O certame conta com a participação de 60 expositores, entre produtores de vinho, de queijo, doçaria, enchidos, mel e azeites. Promovido pelo município e pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), o evento decorre em dois pavilhões do Centro Logístico, onde estarão presentes importadores e distribuidores da Polónia, Espanha, Estados Unidos e Alemanha.

Além do Salão de Vinhos e da mostra gastronómica regional, haverá provas comentadas de vinhos e sessões de “showcooking”, animação musical e a gala de entrega dos prémios Vindouro/ Vinduero (no sábado pelas 19h30), que distinguem os melhores néctares da Península Ibérica. A cerimónia contará com a presença de cerca de 400 convidados, entre produtores, críticos e responsáveis das diferentes zonas vinícolas de Portugal e Espanha.

Durante os três dias será também constante a presença de importadores e exportadores de vinhos no certame, bem como de críticos e comercializadores. Na manhã de sábado destaque ainda para o seminário subordinado ao tema “Gestão da Marca, Cooperativismo e Comunicação no Setor dos Vinhos”. A partir das 10 horas, no Centro Logístico, Jorge Monteiro (presidente da ViniPortugal) falará sobre “A internacionalização dos vinhos portugueses”; Jorge Basto Gonçalves (presidente da FenAdegas) abordará “A importância do associativismo e do cooperativismo” e Marta Ramalho (“wine marketeer” e professora universitária”) vai dissertar sobre “A gestão da marca e a comunicação no setor dos vinhos”. A sessão será moderada por Jorge Esteves, jornalista da RTP.

Esta noite foram entregues os prémios do concurso de vinhos “Escolha da Imprensa”, que distinguem cerca de uma dezena de brancos e tintos, bem como um espumante, presentes no certame. Os Grandes Prémios foram para o branco Quinta Vale do Ruivo (2011), de José Madeira Afonso, e para o tinto Beyra Grande Reserva (2017), de Rui Roboredo Madeira.

Em paralelo à iniciativa decorrem o 3º Raid TT Vinhos da Beira Interior, promovido pelo Clube Escape Livre, e a Maratona BTT “Pinhel Cidade do Vinho 2020”, no domingo.

 

Sobre o autor

Luís Martins

Deixar uma resposta