O executivo guardense aprovou na segunda-feira, por unanimidade, os preços dos bilhetes para os espetáculos das Festas da Cidade, que vão decorrer de 27 de julho a 2 de agosto, no Parque Urbano do Rio Diz.
Assim, o bilhete geral vai custar 20 euros, o diário custará 5 euros e o ingresso para o concerto dos Calema será de 7,5 euros. As crianças até aos 12 anos não pagam. Esta será a primeira edição das Festas da Cidade da Guarda com entradas pagas e também é a primeira vez que os concertos vão realizar-se naquela zona da Guarda-Gare. Do cartaz constam as atuações da Banda Sinfónica da PSP, que terá entrada livre, Calema, Nuno Ribeiro, Chico da Tina e Wet Bed Gang. Carla Sanches (PS) lembrou que o partido discordou da deslocalização das festas para o parque urbano e sugeriu a gratuidade dos bilhetes de entrada para menores de 18 anos e para adultos a partir dos 65. As duas propostas não foram aceites. Já a coligação PSD/CDS/IL propôs a disponibilidade de um bilhete familiar, que também não foi validada pela maioria do PG/Nós Cidadãos.
Na segunda-feira, a Câmara da Guarda aprovou também o início do procedimento de consulta pública do projeto de regulamento do Cartão Jovem Municipal da Guarda. «Este cartão vai estar intrinsecamente ligado ao Cartão Jovem Nacional e europeu, mas vamos introduzir mais benefícios, com a redução dos preços nos equipamentos culturais, desportivos e também ao nível das taxas de urbanização, bem como outros aspetos que estamos a estudar», disse Sérgio Costa. O executivo deliberou pela rescisão contratual com o empreiteiro da Reparação, Conservação e Manutenção de Estradas no Conselho. «A obra está imensamente atrasada e os serviços já estão a preparar outros concursos», justificou o presidente do município. A Câmara decidiu igualmente aplicar uma multa, da ordem dos 50 mil euros, à empresa responsável pela requalificação da primeira fase dos acessos ao terminal rodoferroviário da Guarda. «Houve muitos atrasos sem que a empresa correspondesse à necessidade de reforço da mão-de-obra necessária para a sua conclusão dentro do prazo útil, apesar das dezenas ou centenas de alertas que foram sendo dadas ao longo do tempo», adiantou o edil.



