Região

Voluntários recolheram mais de meia tonelada de lixo na Gardunha

Escrito por Luís Martins

Os voluntários que participaram na quinta edição da iniciativa “Gardunha sem Lixo”, no sábado, recolheram mais de meia tonelada de resíduos, como colchões, eletrodomésticos, ferro-velho, plástico e vidro.

A ação dinamizada pelos Caminheiros da Gardunha decorreu na floresta do cabeço de São Macário, no Alcaide, um dos locais emblemáticos da Gardunha e contou com a participação de uma dúzia de voluntários. Segundo os organizadores, «a maior parte das descargas de lixo nesta zona é antiga mas, ainda assim, há indícios de algumas ocorridas recentemente. Apesar dos esforços, há ainda muito por fazer no local, sobretudo na vertente Norte onde há uma grande quantidade de garrafas de vidro acumuladas ao longo de décadas».

Durante a remoção do lixo foi descoberto «o que parece ser» um fragmento do dormente de uma mó manual pré-histórica. O artefacto foi entregue ao Museu Arqueológico Municipal José Alves Monteiro, cuja equipa irá agora estudar a peça. «A confirmar-se, será provavelmente o indício de ocupação humana mais antigo no espaço desta freguesia e vem conferir ao cabeço de São Macário uma importância histórica e simbólica ainda mais acentuada», referem os Caminheiros da Gardunha.

A organização contou com o apoio do Centro Social e Paroquial do Alcaide e da Junta de Freguesia local.

Sobre o autor

Luís Martins

Deixar uma resposta