Parabéns a O INTERIOR*

Escrito por Isabel Gonçalves

Respondendo ao amável convite de O INTERIOR na data em que assinala os seus 19 anos de existência e a edição 1.000, os Amigos do Museu da Guarda – AMG associam-se com grande satisfação a este momento do jornal. Assim, congratulamo-nos pelo facto deste órgão de comunicação chegar a tão “vetusta” idade, tendo em conta que vivemos numa zona, como é agora, politicamente correto definir, deprimida e sobrevivemos com maior ou menor dificuldade às distâncias do poder central e às distâncias ditadas pelos preços de autoestradas, que existem, mas nos mantêm cativos nestas terras de beleza selvagem, paisagens agrestes e nobres e gentes francas.
Assim, damos os Parabéns ao jornal O INTERIOR, na pessoa do seu diretor, Luís Baptista-Martins, e a todos os colaboradores sem exceção, aproveitando para lembrar que a associação Os Amigos do Museu da Guarda foi criada em 2003 e que uma das suas «grandes metas é demonstrar pela prática que um Museu, lugar privilegiado onde se recolhem, conservam, estudam e divulgam coleções do nosso património cultural, é também uma entidade viva e potenciadora de dinâmicas sociais e culturais relevantes». Nesse sentido, «poder contar com todos quantos se reveem numa sociedade mais interventiva e mais atenta aos novos tempos, em que se institua uma verdadeira “literacia cultural”, entendida esta como o propiciar a todos a possibilidade de se enriquecerem culturalmente, é nosso anseio e queremos que seja nosso desígnio». Constitui-se como um dos objetivos principais dos AMG.
Em 2018, e após um interregno de alguns anos, os AMG retomam funções, mantendo a meta, antes enunciada, mas pretendendo ainda conseguir atingir diferentes objetivos, público e atividades:

1 – Ganhar dimensão – crescer em número de sócios, ganhar massa crítica.
2 – Potenciar capacidades – conjugar esforços com outras Associações de Amigos e restantes congéneres (particularmente com vizinhos).
3 – Internacionalizar – desafiar Amigos de Espanha numa visão transfronteiriça.
4 – Educar – Sensibilizar e planificar com os professores para garantir ligação das escolas ao museu.
5 – Reorganizar – adequar estatutos e regulamento interno.

Deixamos um convite a todos os que se interessam por movimentos cívicos/ culturais e desejam verdadeiramente que o nosso interior seja um “lar” para todos a espreitar a nossa página de Facebook – Amigos do Museu da Guarda e o nosso mail de contacto amigosmuseudaguarda@gmail.com.
Um bem-haja sincero a O INTERIOR pela oportunidade e votos de continuidade de muitos e longos sucessos editoriais.

* Título da responsabilidade da redação

** Presidente dos Amigos do Museu da Guarda

Sobre o autor

Isabel Gonçalves

Deixe comentário