A cariense Ana Caramelo concluiu a 5ª edição da Volta a Portugal Feminina no 27º lugar da geral, a 2m39s da vencedora, a suíça Jasmin Liechti (Nexetis). Foi a segunda melhor portuguesa em prova.
A competição terminou no domingo após cinco etapas, a última das quais ligou Marvila (Lisboa) à Póvoa de Santa Iria (Vila Franca de Xira), após 89,1 quilómetros. A ciclista da Matos Mobility-Flexaco-IHS cortou a meta na 27ª posição, a 1m11s da vencedora, a francesa India Grangier (Team Coop-Repsol). O resultado permitiu a Ana Caramelo subir duas posições na geral de uma das Voltas femininas mais competitivas dos últimos anos. A ciclista do concelho de Belmonte conseguiu a melhor classificação na derradeira etapa da prova, tendo sido 28ª na primeira etapa, entre o Porto e Esposende; 42ª na segunda, que ligou Canelas (Gaia) a Águeda; 30ª na terceira, entre Aveiro e Pombal; e 39ª na quarta etapa, que terminou em Loures vindo de Coruche.
Ana Caramelo foi segunda melhor portuguesa na Volta de 2025, a seguir a Raquel Queiroz, que terminou no quinto lugar da geral. Já o pódio ficou completo com India Grangier e Heidi Franz (Cynisca Cycling), segunda e terceira classificadas, respetivamente. A 5ª edição da Volta a Portugal Feminina contou com um pelotão com mais de 100 ciclistas de várias nacionalidades, que percorreu quase 530 quilómetros, de 2 a 6 de julho. e decorreu com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo. A organização foi da Federação Portuguesa de Ciclismo.


