A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda vai lançar, nos próximos dias, um concurso público para a compra de novos equipamentos de ressonância magnética e de tomografia axial computorizada (TAC), no valor de 4 milhões de euros, para reforçar o serviço de Radiologia do Hospital Sousa Martins.
Segundo apurou O INTERIOR, o aviso aguarda publicação em “Diário da República” (DR). A este investimento juntar-se-ão mais 800 mil euros para equipar, nomeadamente, o Departamento de Saúde da Criança e da Mulher, no Pavilhão 5, que entrou em funcionamento no passado dia 1 de junho. Estes dois procedimentos são apoiados com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A ULS guardense vai também avançar com a requalificação do Pavilhão 7, que acolher a sede da ULS, após conseguir 2,5 milhões de euros do PRR. O respetivo concurso público está igualmente para ser publicado em “DR”. Os investimentos agora assegurados já foram negociados pelo atual Conselho de Administração, presidido por Rita Figueiredo, com o Governo e a tutela.
“São projetos recentes e resultam de trabalho iniciado a partir de novembro último”, esclareceu fonte hospitalar a O INTERIOR. Entretanto, foi publicado no “DR”, esta quinta-feira, o concurso público para a reabilitação do Pavilhão D. António de Lencastre para receber a USF “A Ribeirinha”, outro projeto financiado pelo PRR que estava parado.
Esta semana termina ainda o prazo para apresentação de propostas para a requalificação do edifício do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULS da Guarda, cujo preço-base ronda os dois milhões de euros.


