A Guarda volta a celebrar os santos populares com 16 dias de festa em onze bairros e no centro da cidade. O programa dos “Santos da Guarda” foi apresentado esta quarta-feira pela Câmara da Guarda e começa já no próximo dia 14, no Bairro de São Domingos.
Até dia 29 de junho, há arraiais, gastronomia – com destaque para o caldo de grão, servido tradicionalmente nesta altura do ano –, marchas populares, uma feira de artesanato, a festa de encerramento e a feira anual de São João, no dia 24, no Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda-Gare.
A novidade é a realização, também no dia 24 de junho, de uma feira de gado, junto à Quinta da Maúnça, numa parceria com a ACRIGUARDA – Associação de Criadores de Ruminantes da Guarda. A atividade vai contar com a participação de mais de 50 produtores de bovinos, ovinos, caprinos, asininos e equestres do concelho e dos concelhos vizinhos.
Nos dias 27, 28 e 29 de junho terá lugar a Festa de Encerramento dos “Santos da Guarda”, na Praça do Município e Jardim José de Lemos, palcos de animação musical com a atuação de dezenas de grupos locais, gastronomia típica da época, artesanato, desfile de marchas e o anúncio do bairro vencedor do Melhor Caldo de Grão.
À noite, sobem ao palco o grupo Renovação 3 (dia 27), Emanuel (dia 28) e Virgílio Faleiro (dia 29). Saiba mais na próxima edição de O INTERIOR.