Região

Recuperação da muralha do castelo de Pinhel inaugurada no domingo

Escrito por Luís Martins

O município de Pinhel inaugura no domingo as obras de recuperação e de valorização da muralha da cidade, que permitirão uma «maior fruição» do património que circunda o centro histórico.

Segundo a autarquia, «a partir de junho, o “Caminho de Ronda” que circunda a zona histórica de Pinhel vai poder ser percorrido por todos aqueles que visitam a cidade». Os trabalhos visaram a melhoria das acessibilidades e a desobstrução de troços da muralha que estavam praticamente vedados ao público, acrescenta o município, mas também a consolidação da estrutura, a limpeza de vegetação invasora, a colocação de proteções laterais e de alguns lanços de escadas. Foram também instaladas plataformas com efeito de miradouro.

A empreitada teve início em meados de 2018 e representa um investimento na ordem dos 283 mil euros, financiados em 85 por cento pelo Portugal 2020. A muralha de Pinhel e o ‘Caminho de Ronda’ são datados dos séculos XIII/XIV. A autarquia adianta que a muralha tem 740 metros de perímetro e seis portas: Porta da Vila (que desapareceu), Porta de São Tiago, Porta de São João, Porta de Marrocos, Porta de Alvacar e Porta de Marialva.

A requalificação será inaugurada no domingo (15 horas), no âmbito da Feira Medieval que começa esta sexta-feira.

Sobre o autor

Luís Martins

Deixar uma resposta