A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda reforçou a sua capacidade de resposta em cuidados de proximidade com a criação de duas novas Unidades de Saúde Familiar (USF) no concelho de Seia. Desde o passado dia 8 de maio que mais de 22 mil utentes passaram a estar integrados neste modelo de organização dos cuidados de saúde primários.
As novas USF – A Serrana e Nova Estrela – estão sediadas no Centro de Saúde de Seia, recentemente renovado, e contam com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 30 profissionais, entre eles médicos, enfermeiros e assistentes técnicos. Com esta reorganização, todos os utentes do concelho de Seia passam a estar abrangidos pelo modelo USF, que se caracteriza pela proximidade, continuidade e personalização dos cuidados prestados.
Com estas duas novas estruturas, a ULS da Guarda passa a dispor de seis USF no total: A Serrana, Nova Estrela, A Ribeirinha, Carolina Beatriz Ângelo, Lameirinhas e Mimar Mêda. A cobertura populacional no modelo USF ultrapassa agora os 40% na área da ULS, num esforço que visa reforçar o acesso, a eficiência e a qualidade dos cuidados de saúde primários.