Trás-os-Montes é a região vitivinícola convidada da quarta edição do Guarda Wine Fest, que vai decorrer de 11 a 13 de julho, com mais de 50 produtores e cerca de 400 vinhos da Beira Interior, Dão e Douro.
Organizado pela Câmara da Guarda, o evento foi apresentado esta sexta-feira e volta a contar com a colaboração das Comissões Vitivinícolas Regionais da Beira Interior (CVRBI) e do Dão (CVRD), bem como do Instituto do Vinho do Douro e Porto (IVDP).
O Guarda Wine Fest vai decorrer na Alameda de Santo André, onde os vinhos da Beira Interior, do Dão, do Douro e de Trás-os-Montes vão coabitar com a gastronomia e a música do ciclo “Guarda in Jazz”. Estão programadas sessões de “showcooking” e haverá dois restaurantes da Guarda com menus que «evidenciam a harmonização dos sabores da cozinha regional com os vinhos presentes», adiantam os promotores.
Do cartaz musical constam três concertos do “Guarda in Jazz”, com os franceses Lehmanns Brothers na primeira noite (11 de julho), seguidos do projeto ‘Elas e o Jazz’, com a Big Band da Nazaré (12 de julho), e da luso-croata Lana Gasparotti (13 de julho).
Para Sérgio Costa, o Guarda Wine Fest é «muito importante para afirmar a capitalidade da Guarda» e para atrair visitantes, enquanto Rodolfo Queirós, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, considerou que contribui para «alavancar as nossas marcas coletivas, o que é importante para os nossos territórios», contando com cerca de 400 vinhos para prova, «entre os quais as novidades dos produtores, o que será a oportunidade para dar a conhecer essas referências ao público, que é a base disto tudo».
Já Ana Alves, presidente da Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes, elogiou a iniciativa realizada na Guarda desde 2022: «O Guarda Wine Fest mostra que é possível as instituições trabalharem em sinergia com um propósito comum, promover os nossos vinhos e valorizar estes territórios».
A participação de uma das mais recentes denominações de origem do país, aprovada em 2006, vai trazer «identidade e caráter em cada garrafa, que é o que distingue os nossos vinhos», acrescentou. Saiba mais na próxima edição de O INTERIOR.