Sociedade

Projeto da UBI quer medidas de apoio ao jornalismo no OE 2020

Escrito por Sofia Craveiro

Oferecer assinaturas de jornais a jovens e seniores, criação de uma taxa anual de “Contribuição ao Jornalismo”, deduções nos impostos para os leitores, aumentar o Porte Pago e alterar a Lei da Cópia Privada.

Estas são algumas das 15 medidas propostas pelo Re/media.Lab – Laboratório e Incubadora de Media Regionais para garantir a sustentabilidade da imprensa regional. O projeto da Universidade da Beira Interior, liderado pelo investigador João Carlos Correia, apresentou esta segunda-feira em conferência de imprensa, na Faculdade de Artes e Letras da UBI, um conjunto de medidas para o setor da comunicação social em Portugal, que pretende apresentar à Ministra da Cultura, ao Secretário de Estado do Cinema, Audiovisuais e Media, e aos partidos com assento parlamentar.

A proposta surge, segundo João Carlos Correia, devido à «crescente preocupação de o jornalismo se aguentar economicamente». Para além das medidas apresentadas, o investigador anunciou ainda a realização de dois eventos no início do próximo ano, dirigidos aos profissionais dos media locais, sobre temáticas de financiamento e design editorial.

O Re/media.Lab é um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo PO Centro sediado na unidade de investigação LabCom.IFP – Comunicação, Filosofia e Humanidades, na Faculdade de Artes e Letras da UBI, que investiga o setor do jornalismo local da região centro.

Sobre o autor

Sofia Craveiro

Deixar uma resposta