Sociedade

Maior presépio natural do país abre hoje no Sabugal

Escrito por Jornal O Interior

O maior presépio natural do país abre portas esta sexta-feira, no Sabugal. Com 1.100 metros quadrados, a recriação desta cena bíblica montada todos os anos pelos funcionários da Câmara local é já um ex-libris das atividades natalícias da região que atrai milhares de visitantes.
Este ano há também um “Mercadinho de Natal”, com exposição e venda de produtos e artesanato local, uma pista de gelo ecológica, a exposição “Natal Fantástico, Reutilize o Plástico” e animação de rua. O presépio está no Largo da Fonte, no centro da cidade, até 6 de janeiro de 2019, tendo sido usados troncos de castanheiros (mais de 500 toneladas), heras e musgos, entre outros elementos recolhidos na natureza. Como sempre, a construção foi efetuada a uma escala em que os visitantes têm a perceção de fazer parte do presépio de Belém. A estrutura poderá ser visitada diariamente das 8h30 às 23 horas. «Numa quadra com inúmeras tradições, costumes, ícones e simbolismos, o presépio tem um lugar de destaque na casa de todos os que acreditam no verdadeiro sentido do Natal – o Nascimento do Menino Jesus», refere a autarquia.
A inauguração acontece pelas 17 horas, numa cerimónia que é complementada com um concerto da “Ópera Intermezzo” e um espetáculo de patinagem no gelo, entre outras surpresas. Na sexta-feira será também ligada a iluminação natalícia e inaugurada uma exposição de presépios no Museu do Sabugal (16 horas). Já no Largo da Fonte fica patente a mostra de trabalhos dos alunos das escolas e dos utentes das IPSS’s do concelho, intitulada “Natal Fantástico, Reutilize o Plástico”. Até ao final do ano o município preparou ainda um vasto programa de animação com a atuação de grupos locais e da região, mas também um “showcooking” de Natal no dia 23 pelo chef Rui Cerveira (Casa da Esquila), passeios de charrete e de burro, além de um concerto de Reis. No dia 24 haverá a tradicional fogueira de Natal.

Sobre o autor

Jornal O Interior

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda sem votos)
Loading...

Deixe comentário