A Guarda Nacional Republicana (GNR) já sinalizou mais de 11 mil terrenos por falta de limpeza até ao final de abril, no âmbito da campanha de prevenção de incêndios rurais. O prazo para os proprietários limparem as suas propriedades termina no próximo sábado, 31 de maio, sendo que, a partir dessa data, a GNR dará início a ações de fiscalização e poderá avançar com notificações e contraordenações.
Entre 16 de fevereiro e 30 de abril foram identificados 10.417 terrenos em incumprimento, sendo os distritos de Leiria (2606 casos) e Bragança (1162) os que registaram maior número de sinalizações. Em contraste, os distritos com menos infrações detetadas foram Évora, Portalegre, Guarda e Beja.
A legislação em vigor prevê coimas até 5 mil euros para pessoas singulares e até 25 mil euros para pessoas coletivas que não cumpram a obrigatoriedade de limpeza de terrenos agrícolas e florestais. Desde 2020 até ao final de 2024, o Estado arrecadou cerca de 2,5 milhões de euros em contraordenações por incumprimento destas normas.