Sociedade

Espólio de Madeira Grilo patente na nova sede da Federação de Bombeiros da Guarda

Escrito por Luís Martins

Instituição que representa as 23 associações de voluntários do distrito inaugurou instalações «condignas» no centro histórico da Guarda

O espólio de Manuel Madeira Grilo, histórico dirigente dos voluntários falecido em setembro de 2014, pode ser visto na nova sede da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda (FBDG), inaugurada na sexta-feira na Rua D. Dinis, no centro histórico da cidade mais alta.
«É um momento histórico após 40 anos de espera por instalações condignas», disse Paulo Amaral, presidente da FBDG, segundo o qual a sede vai dar «nova dinâmica» à federação que representa as 23 associações de bombeiros existentes no distrito. O dirigente agradeceu, por isso, o «empenho» da autarquia na cedência do edifício por 30 anos, que acolhe um espaço museológico denominado “Sala Professor Madeira Grilo – Bombeiros uma paixão eterna” que estará aberto a todos os visitantes. Mas para tal será necessário que a Câmara da Guarda «contribua mensalmente para haver um funcionário a tempo inteiro», pediu Álvaro Guerreiro, presidente da Assembleia-Geral da Federação, na sua intervenção.
Por sua vez, o presidente da Câmara afirmou que o centro histórico da Guarda precisa «ser revitalizado com cada vez mais instituições e pessoas para que esta zona da cidade seja mais atrativa e dinâmica». Carlos Chaves Monteiro reconheceu também que os bombeiros têm que ser apoiados e que cabe aos municípios criarem «as condições necessárias para que desempenhem bem as suas funções na ajuda e socorro às populações». Presente na cerimónia, o presidente da Liga de Bombeiros Portugueses evocou o papel de Madeira Grilo no movimento nacional dos “soldados da paz” para afirmar que era «um grande dirigente nacional e internacional, cujo grande enfoque sempre foram os bombeiros, os homens e mulheres que andam no terreno». «Que todos saibamos personificar esse legado pelo valor dos bombeiros», concluiu.
Em representação da família de Madeira Grilo, o filho José Grilo declarou que «estamos todos muito orgulhosos e emocionados com estes momentos», tendo acrescentado que todas as peças patentes na sala dedicada pai têm «uma história que, com certeza, ele gostaria de contar». O espólio de Madeira Grilo, constituído por diplomas, distinções, medalhas, fotografias e publicações, está patente no rés-do-chão da sede da Federação e poderá ser visitado em horário de expediente. Na sessão, Álvaro Amaro, ex-presidente da Câmara da Guarda, foi distinguido pela Liga de Bombeiros com o colar de Mérito e Cidadania, a terceira maior condecoração da instituição. A sede da FBDG ocupa o edifício onde funcionou o Clube de Caça e Pesca da Guarda.

Sobre o autor

Luís Martins

Deixar uma resposta