Sociedade

Eduardo Lourenço vai ser homenageado no Porto

Escrito por Sofia Craveiro

A Feira do Livro do Porto irá homenagear o ensaísta almeidense Eduardo Lourenço, na sua próxima edição. O evento literário, que decorre entre os dias 6 e 22 de setembro, terá lugar nos Jardins do Palácio de Cristal. O argumentista, e antigo administrador da RTP, Nuno Artur da Silva irá desempenhar o papel de comissário desta homenagem.

De acordo com a página da Câmara Municipal do Porto a escolha de Eduardo Lourenço está focada «num dos nomes maiores do pensamento português» que desde cedo ganhou ligação à cidade do Porto pois «apesar de nascido em São Pedro de Rio Seco, no concelho de Almeida, veio passar os primeiros anos de vida na cidade do Porto» sendo que «as memórias mais antigas que tem de si e do mundo são precisamente da cidade do Porto», segundo informa a autarquia.

Eduardo Lourenço nasceu a 23 de maio de 1923. Frequentou o Liceu da Guarda e formou-se em Ciências Histórico-filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde acabou por lecionar, como professor assistente até 1953. Após esta altura iniciou colaborações com várias revistas, tendo desenvolvido trabalhos de cariz literário, nomeadamente ensaios e poemas.

Sobre o autor

Sofia Craveiro

Deixar uma resposta