Sociedade

Centro de Dia de Pousade vence Prémio Solidário TBM

Escrito por Luís Martins

O Centro de Dia de Pousade, a cargo da Liga de Amigos de Pousade, no concelho da Guarda, venceu o Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques (TBM) 2019. O galardão foi entregue esta quarta-feira.

A instituição recebeu um cheque de mil euros para «colmatar os urgentes arranjos elétricos na cozinha e realizar a remodelação do piso escorregadio» daquele espaço, anunciou o Clube Escape Livre, parceiro do galardão. Atualmente, o Centro de Dia de Pousade presta apoio nas refeições a 15 pessoas, sobretudo idosas, onze das quais com idade superior a 85 anos.

Para Maria José Pires, presidente de direção da Liga de Amigos de Pousade, «é uma grande honra receber este prémio e estou muito agradecida porque estas instituições muito pequeninas convivem todos os dias com muitos obstáculos, e quando são lembrados por outras empresas e associações muito maiores, que têm esta preocupação social e esta solidariedade, é um enorme incentivo para que possamos continuar a trabalhar. Este prémio veio mesmo na hora certa, pois andava à procura de apoio junto de várias entidades».

O Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques foi instituído em 2014 para assinalar o aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050 e nesta edição contou com um número recorde de 19 candidaturas, algumas delas a revelar consideráveis carências das instituições, e outras a manifestar a criatividade de quem gosta ir mais longe na prestação de cuidados e nas atividades dos seus utentes. 

Bernardo Marques, gerente da empresa patrocinadora do prémio, afirma ser «muito importante estarmos num projeto de solidariedade. Penso que devia haver mais e devíamos olhar menos para o umbigo e participar em projetos de solidariedade. As IPSS, sobretudo em zonas do Interior, são instituições de muita importância e muitas vezes não lhe damos o valor que merecem».

Sobre o autor

Luís Martins

Deixar uma resposta