Região

Novo museu de Celorico dedicado a Sacadura Cabral

Escrito por Sofia Craveiro

Celorico da Beira vai ter um museu que homenageia os feitos do aviador Sacadura Cabral «o ilustre filho desta terra, cujos feitos muito orgulham os celoricenses», segundo a autarquia.

Na próxima quinta-feira, no âmbito das comemorações do feriado municipal que celebra o nascimento do aeronauta, será oficializado um protocolo de cedência do espólio relativo aos feitos de Sacadura Cabral e do navegador Gago Coutinho, pelo comendador José da Silva Henriques. Esta coleção inclui peças relacionadas com o desempenho da atividade profissional do histórico aviador, além de objetos pertencentes à sua vida privada. O museu deverá ocupar um edifício que a Câmara Municipal de Celorico irá ainda recuperar.

Integrado nas celebrações do feriado que homenageia o aviador pioneiro, o protocolo será assinado na Biblioteca Municipal, pelas 15 horas.

Sacadura Cabral protagonizou, junto com Gago Coutinho, a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, ligando Lisboa ao Rio de Janeiro a bordo do hidroavião Lusitânia, a 30 de Março de 1922,  abrindo assim caminho a novas rotas de navegação aérea.

 

Sobre o autor

Sofia Craveiro

Deixar uma resposta