Região

Cicloturismo: Aldeias Históricas acolhem Semana Europeia

Escrito por Jornal O Interior

A edição deste ano da Semana Europeia de Cicloturismo, que decorre entre 29 de junho e 6 de julho, tem como destino as Aldeias Históricas, sendo Belmonte o epicentro da iniciativa.
A vila será o ponto de partida e de chegada dos sete dias de atividades destinadas aos participantes. Segundo a associação Aldeias Históricas de Portugal, a iniciativa já conta com cerca de 1.500 inscritos provenientes de oito países europeus, mas também do Canadá e da Austrália. A escolha de Belmonte «prende-se com a sua centralidade relativamente ao território das Aldeias Históricas, estando posicionada a uma distância equilibrada em relação às restantes 11 localidades», justifica a associação. O programa inclui vários tipos de percursos e níveis de dificuldade, sempre com início e fim na terra natal de Pedro Álvares Cabral. Estão também planeados dez percursos em linha até às Aldeias Históricas mais distantes, dois desafios de grande dificuldade, com montanha e longas distâncias, e um percurso GPC – Grande Percurso de Cicloturismo das Aldeias Históricas (GR22).
Haverá também atividades para jovens e acompanhantes, como visitas aos museus locais, passeios pedestres e visitas em autocarro até às Aldeias Históricas. O alojamento dos participantes será assegurado por oito parques de caravanas distribuídos por várias zonas de Belmonte, além de duas zonas de campismo e cerca de 350 camas disponíveis na hotelaria e no alojamento local. A Semana Europeia de Cicloturismo é organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, em parceria com o município de Belmonte, a União Europeia de Cicloturismo e as Aldeias Históricas de Portugal com o apoio institucional do Turismo do Centro e de Portugal.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Deixar uma resposta