Região

Câmara de Gouveia realiza ações de fogo controlado na Serra da Estrela

Escrito por Luís Martins

A Câmara de Gouveia inicia esta terça-feira ações de fogo controlado na Serra da Estrela para «aprimorar técnicas» e de fomentar o treino dos operacionais de várias entidades de proteção civil.

Os exercícios prolongam-se até quinta-feira e vão decorrer na zona de Casais de Folgosinho, no Parque Natural da Serra da Estrela, no âmbito da candidatura apresentada pelo município ao Plano Nacional de Fogo Controlado – Fundo Florestal Permanente. Segundo a autarquia, estas queimas serão realizadas em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e com a Escola Superior Agrária de Coimbra e destinam-se a «aprimorar técnicas e procedimentos do uso do fogo controlado».

Serão também uma oportunidade para o treino dos operacionais das corporações de bombeiros do concelho, da Força Especial de Bombeiros, do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) e das equipas de Sapadores Florestais. Outros objetivos são a queima dos matos que «crescem desordenadamente e são fatores de propagação de incêndios nas áreas arborizadas» e a «renovação das pastagens naturais», adianta a Câmara de Gouveia.

Sobre o autor

Luís Martins

Deixe comentário