Região

847 operacionais no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios

Foto Dispositivo1
Escrito por Carlos Gomes

O Comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela apresentou na terça-feira o Dispositivo Especial de combate aos Incêndios Rurais que, na fase de maior empenhamento, de 1 de julho a 30 de setembro, irá englobar 847 operacionais distribuídos por 224 equipas. Já a partir desta quinta-feira vão estar destacados 399 elementos de 81 equipas. Durante o mês de junho o dispositivo é composto por 152 equipas, estando mobilizados 689 operacionais.

Este dispositivo engloba maioritariamente bombeiros das várias corporações da Comunidade Intermunicipal da Região das Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE), da Força Especial da Proteção Civil, da UEPS da GNR, do ICNF e da AFOCELCA (Empresa privada com dispositivo próprio).

A sub-região contará com quatro meios aéreos para o ataque inicial aos quais se juntará um helicóptero da AFOCELCA.

João Rodrigues, Segundo Comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região das Beiras e Serra da Estrela referiu que comparativamente ao ano anterior «os meios para o ataque inicial são os mesmos, mas teremos um reforço para o ataque ampliado de aviões através do uso de retardantes».

João Rodrigues destacou ainda que «o dispositivo está programado de forma a poder ser flexibilizado» de acordo com o risco de incêndio.

 

Sobre o autor

Carlos Gomes

Deixe comentário