Cultura

Feira do Livro de Pinhel arranca amanhã com homenagem a Carlos Paredes

Pinhel Foto
Escrito por Sofia Pereira

A 22.ª edição da Feira do Livro de Pinhel tem início marcado para esta quarta-feira, pelas 21 horas, no Parque Urbano da cidade. O evento, promovido pelo Município de Pinhel, volta a afirmar-se como um dos pontos altos da agenda cultural do concelho, com uma programação dedicada à promoção da leitura, da música e da identidade cultural portuguesa.

A abertura oficial será marcada por um momento musical especial a cargo de Bruno Costa & Nuno Botelho, com uma atuação inspirada na obra de Carlos Paredes, um dos maiores nomes da guitarra portuguesa. Este será também o arranque simbólico do projeto 100 PAREDES, uma iniciativa nacional que assinala o centenário do nascimento do guitarrista (1925-2004) e que irá percorrer vários pontos do país, com concertos, exposições e ações pedagógicas.

Pinhel integra-se nesta homenagem através de várias atividades culturais previstas para os próximos meses, envolvendo coletividades locais como a Academia de Música de Pinhel e o Grupo de Teatro «Desassossego», que irão dinamizar iniciativas em torno da vida e da obra de Carlos Paredes. Durante os primeiros dias da feira, estará patente no recinto a exposição “Vida e Obra de Carlos Paredes”, que reúne fotografias, documentos e objetos relacionados com o percurso artístico do músico, numa viagem íntima ao universo da guitarra portuguesa.

A Feira do Livro  vai decorrer até ao final da semana com um programa diversificado que inclui apresentações de livros, sessões com autores, oficinas de leitura para o público escolar, concertos e outras atividades culturais. O evento visa aproximar a comunidade do universo literário e promover hábitos de leitura junto dos mais novos.

Sobre o autor

Sofia Pereira

Deixe comentário