Região

Miguel Gavinhos assume presidência da ENERAREA e aposta no reforço da intervenção regional

Escrito por ointerior

A ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior realizou, no Fundão, a Assembleia-Geral que deu posse a Miguel Gavinhos, autarca fundanense, na presidência do Conselho de Administração (CA), em representação da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB).
Do novo CA fazem ainda parte João Leitão, vice-reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), e o professor Carlos Ramos, pela Universidade Politécnica da Guarda (UPG). A Assembleia-Geral ficou ainda marcada pela aprovação, por unanimidade, do relatório e contas de 2025, que evidencia o crescimento e a diversificação da intervenção da Agência junto dos municípios e restantes entidades associadas. Com mais de 25 anos de atividade, a ENERAREA desenvolve a sua intervenção nas regiões das Beiras e Serra da Estrela e da Beira Baixa, prestando apoio técnico especializado nas áreas da eficiência energética, energias renováveis, mobilidade sustentável, ação climática, gestão florestal e ambiental e sistemas de informação geográfica 19 municípios.
Entre os resultados alcançados em 2025 destaca-se a intervenção no programa “Vale Eficiência”, no âmbito do qual a ENERAREA analisou 13.628 candidaturas e apoiou 899 beneficiários, correspondentes a 2.161 vales entregues. Nos últimos seis anos, no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), foram implementadas medidas com impacto direto no território, num investimento global superior a 5 milhões de euros. Entre as intervenções realizadas no último ano destacam-se a substituição de 31.500 lâmpadas convencionais por lâmpadas LED e a instalação de 85 sistemas de bombas de calor e de painéis solares para produção de águas quentes sanitárias (AQS).
No conjunto, estes projetos permitem uma poupança energética estimada em 28,03 milhões de kWh por ano, correspondente a uma redução anual de custos superior a 3,2 milhões de euros. Já na mobilidade sustentável, a ENERAREA reforçou o apoio técnico aos municípios na transição das frotas municipais, participando na preparação de candidaturas para aquisição de veículos elétricos, incluindo 57 autocarros elétricos destinados aos municípios associados, com um investimento superior a 27 milhões de euros.
A intervenção da Agência abrangeu igualmente à gestão e resiliência do território, com destaque para a Operação Integrada de Gestão da Paisagem (OIGP) do Rio Seia, com um investimento global aprovado de cerca de 2 milhões de euros, bem como o desenvolvimento de ferramentas de modelação do comportamento do fogo, cartografia técnica e instrumentos de apoio ao planeamento e à prevenção dos incêndios rurais.
Na gestão eficiente da água, a ENERAREA prosseguiu o desenvolvimento de metodologias de deteção de fugas e perdas, suportadas numa base territorial que integra cerca de 4.817 quilómetros de redes georreferenciadas de abastecimento de água e saneamento. A dimensão da intervenção da ENERAREA reflete-se também no volume de investimento mobilizado nos últimos anos: a Agência preparou processos de contratação de energia num valor superior a 30 milhões de euros, prestou apoio técnico a projetos de eficiência energética que representam mais de 100 milhões de euros e promoveu projetos próprios nesta área num valor superior a 7,5 milhões de euros.
A ENERAREA pretende reforçar a sua posição regional enquanto parceiro técnico dos municípios e agente de desenvolvimento do território, aprofundando a sua intervenção nas áreas da energia, ambiente, mobilidade sustentável, ação climática e gestão eficiente dos recursos. Para tal, continuará a apostar na preparação e execução de projetos, mobilização de financiamento e desenvolvimento de soluções ajustadas às especificidades do interior, reforçando a capacidade dos municípios para transformar as políticas e oportunidades de financiamento nacionais e europeias em investimento, eficiência e resultados concretos para o território e para as populações.

Sobre o autor

ointerior

Deixe comentário