Região

Centro histórico engalanado para recriação das Bodas Reais em Trancoso

Escrito por Jornal O Interior

Este fim de semana há Festa da História em Trancoso, uma feira medieval que tem como ponto de partida as bodas reais do rei D. Dinis e de D. Isabel de Aragão, consumadas em 1282 naquela localidade.
Sendo um dos mais antigos do género na região, o evento é considerado uma das melhores recriações históricas/medievais do país e conta com cortejos, músicos ambulantes, torneios de armas, teatro de fogo, concertos, saltimbancos, mercado e gastronomia da época. Centenas de figurantes e atores trajados a rigor vão completar o cenário medieval, quando nobres, mendigos, guerreiros, mouros e cristãos, judeus e mercadores, pregoeiros, taberneiros, cavaleiros e infantes cruzaram aquelas ruas do burgo amuralhado. Este ano a Festa da História começa no sábado, pelas 10 horas, no Pelourinho e o primeiro dia fica marcado com a recriação da “Embaixada a Pedro de Aragão” no Largo de Santa Maria (15 horas). O cortejo de chegada de El Rei D. Dinis acontece pelas 17h30, que será seguido de um torneio a cavalo, danças, folguedos, teatro, animação de rua e espetáculo de fogo.
No domingo, pelas 17h30, será recriada a cerimónia de esposamento e as bodas reais do monarca português e da princesa aragonesa, futura Rainha Santa. Além destas atividades está prevista a participação de algumas dezenas de expositores com doçaria, pão, queijos, artesanato e ourivesaria, entre outros produtos.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Deixar uma resposta