Região

CDS pede avaliação do programa das Aldeias Históricas

Escrito por Jornal O Interior

Deputados do CDS-PP na Assembleia da República pediram às autarquias que integram a Rede de Aldeias Históricas de Portugal (AHP) uma avaliação do programa e das vantagens que este acarreta efetivamente para os municípios.
No requerimento, os parlamentares pretendem saber se as Câmaras de Almeida, Arganil, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Idanha-a-Nova, Mêda, Sabugal e Trancoso concordam que «à AHP falta uma cultura de parceria, nomeadamente entre os municípios que a integram». Procuram também esclarecer «o relacionamento entre as autarquias e a estrutura da rede AHP», se «tem havido interesse de privados no programa e, consequentemente, em investir nas aldeias, se existem apoios por parte do Estado para eventuais projetos de investimento nas AHP e se alguns desses apoios são no âmbito do Programa de Valorização do Interior».
Os centristas querem ainda apurar se se tem verificado «o acentuado despovoamento de algumas das aldeias, conforme tem sido noticiado, e se esse despovoamento prejudica o programa AHP». Os eleitos colocam ainda questões relativamente ao investimento feito na reabilitação de edifícios, à redução da oferta de serviços e às acessibilidades.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Leave a Reply