As obras de remodelação e ampliação do Hospital Sousa Martins absorvem quase 70 por cento dos apoios do “Mais Centro” – Programa Operacional Regional do Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).
A empreitada, em curso há quase um ano, na mata do antigo sanatório vai receber mais de 35,8 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) para um investimento total de cerca de 51 milhões. Segundo a CCDRC, esta comparticipação destina-se não só à ampliação da unidade, mas também à aquisição de equipamento hospitalar, «de modo a aumentar e melhorar a capacidade de resposta na prestação de cuidados de saúde à população da região». Promovida pela Unidade Local de Saúde, a primeira fase dos trabalhos, orçada em pouco mais de 41 milhões de euros, consiste na construção de um novo edifício com uma área total de mais de 25 mil metros quadrados. Já a segunda contempla a remodelação dos actuais edifícios, que ficarão ligados ao novo imóvel na zona das actuais Urgências. Esta adaptação deverá ser posta a concurso no início do próximo do ano e custará cerca de 30 milhões de euros.
No futuro, o Hospital Sousa Martins terá 266 camas, menos 51 que as 317 actualmente disponíveis, de acordo com o programa funcional da unidade. Também comparticipado pelo FEDER (mais de 323 mil euros) no âmbito do “Mais Centro”, está a aquisição de equipamento para o Serviço de Urgência Básica (SUB) e a unidade de cirurgia de ambulatório do Hospital de Seia, que representa um investimento global de cerca de 462 mil euros. De acordo com a CCDRC, o programa operacional regional aprovou 24 projectos na área da saúde, num total de 78,5 milhões de euros, comparticipados em 54,6 milhões de euros pelo FEDER. O objectivo é «reforçar a diferenciação e complementaridade» de serviços, o apetrechamento de unidades da rede de emergência e de cuidados primários e a criação de unidades de saúde familiar e centros de saúde.


