Vila Nova de Foz Côa, capital da Amendoeira em Flor, vai realizar entre os dias 24 de Fevereiro e 12 de Março de 2017, a trigésima sexta edição da Festa da Amendoeira em Flor e dos Patrimónios Mundiais.
iniciativa, desde a sua 1ª edição, foi encarada como um dos pontos altos da vida sócio – cultural desta região, permitindo uma valorização económica crescente dos recursos endógenos existentes neste território de baixa densidade e abrindo as portas ao investimento sustentável e ao desenvolvimento turístico.
Os aromas e os sabores entrelaçam-se com a deslumbrante paisagem que o concelho de Vila Nova de Foz Côa oferece. Os montes e os vales, nesta altura do ano, vestem-se com um manto branco e rosa, como que antecipando a primavera. As gentes de Foz Côa (um outro património imaterial), preparam-se para receber milhares de turistas, provocando, naturalmente, o contacto com os valores etnográficos e culturais desta região, com a sua história e com a narração de uma tradição das vontades das gentes durienses.
O investimento realizado pelo Município na programação de 2017, mantém-se. Conjuga-se uma vez mais a espectacularidade musical, local e nacional, com a equilibrada e diversificada lista de actividades, no decorrer do certame. A envolvência e a participação activa das escolas, das freguesias e do associativismo local são uma mais-valia no cartaz 2017. O sector terciário (comercio) adere e participa de uma forma exemplar, apresentando ano após ano dinâmicas novas de empreendorismo. No último domingo, dia 12 de Março, decorrerá o tradicional desfile etnográfico. Esta pérola do certame provoca ano após ano rios de nostalgia, pois evoca a memória dos nossos antepassados fozcoenses.
Emblematicamente, as gravuras do Vale do Côa e as paisagens do Alto Douro Vinhateiro são, neste território caso único.
Estas festividades permitem ao município de Foz Côa afirmar-se definitivamente como capital da Amendoeira em Flor, e o investimento realizado consolida o rótulo: “FOZ CÔA UM CONCELHO DOIS PATRIMÓNIOS MUNDIAIS”. Estas festividades, neste território fantástico, permitem ao concelho ganhar escala e provocar uma unicidade estratégica perante os municípios do mesmo território.
Uma festa imperdível! Uma atitude a manter.