Estou grávida e não sou imune à toxoplasmose – o que fazer?

Escrito por Wanda Saraiva

A toxoplasmose é uma infeção causada por um parasita denominado Toxoplasma gondii. Este parasita pode ser encontrado em alimentos crus ou mal cozinhados, ou nas fezes de gatos.
A toxoplasmose é, na maioria dos casos, assintomática. Pode, nalgumas situações, apresentar-se com aumento dos gânglios linfáticos do pescoço e das axilas (adenopatias), sensação de mau-estar, dores musculares e febre, sendo estes sintomas autolimitados, ou seja, passam com o tempo.
Se é assintomática e passa por si, qual a sua importância então? A toxoplasmose é de crucial importância na grávida porque uma das suas formas de transmissão é da mãe para o feto, a chamada transmissão vertical. As grávidas não imunes podem desenvolver a doença na gravidez e isto pode trazer várias consequências para o feto, sobretudo se a doença for transmitida no primeiro trimestre, podendo até ser fatal.
Assim sendo, as grávidas não imunes à toxoplasmose devem tomar certas medidas de prevenção:
Lavar bem as mãos e os utensílios de cozinha durante a preparação de alimentos, sobretudo após manusear carne crua;
Descascar e/ou lavar bem as frutas e os vegetais;
Cozinhar bem os alimentos;
Não beber água não tratada;
Evitar contacto com as fezes de gatos ou, caso estritamente necessário, utilizar luvas e lavar as mãos após;
Utilizar luvas e lavar as mãos após atividades de jardinagem, devido ao contacto com terra.

* Interna de 1º ano de Medicina Geral e Familiar na USF A Ribeirinha, da ULS da Guarda

NR: A rubrica “ABC Médico” é da responsabilidade do grupo de Internato Médico da ULS da Guarda e pretende aumentar a literacia em saúde na área do distrito da Guarda. O objetivo desta coluna mensal é capacitar a comunidade a fazer parte integrante do seu processo de saúde/doença, motivando-a para comportamentos de vida saudáveis e decisões adequadas. Para tal, são escolhidos temas pertinentes que serão apresentados por ordem alfabética.

Sobre o autor

Wanda Saraiva

Deixe comentário