Economia

Termas Fonte Santa apostam na saúde e bem-estar

Escrito por Jornal O Interior

As Termas Fonte Santa localizam-se a 3,5 quilómetros a noroeste da vila de Almeida, a cerca de 40 quilómetros da Guarda e a 15 quilómetros da fronteira de Vilar Formoso.
As suas águas mineromedicinais, de composição sulfúrea, bicarbonatada e sódica, brotam das escarpas dos montes que formam o vale por onde corre o rio Côa, a uma altitude de 560 metros, e apresentam um ph a rondar os 8,70. O complexo está rodeado por uma paisagem verde e é um ótimo destino para fugir ao stress do dia-a-dia graças aos vários programas de bem-estar disponíveis. Há quatro áreas de ação: NaturaCorpo, NaturaTermal, NaturaFisio e NaturaLúdica. A NaturaCorpo é um espaço direcionado para o bem-estar, onde se realizam um conjunto de técnicas de massagem tradicional, aliadas a tratamentos de estética com aromaterapia e produtos naturais. Alguns dos tratamentos realizados nesta vertente são o “Duche Massagem Vichy”, “Esfoliação Fonte Santa” e “Massagem Pedras Quentes, Facial e Fonte Santa”. Esta área disponibiliza ainda um conjunto de programas que conjugam uma série de tratamentos: “Conhecer as Termas”, “Anti-Stress”, “Bem-estar Termal”, “Corpo em Forma” e “Anti Celulite, Lipolítico e Desintoxicante”.
Por sua vez, a NaturaTermal tem como vocação terapêutica as vias respiratórias (sinusites, rinites alérgicas, entre outras), bem como as doenças reumáticas (tais como artrites, tendinites ou osteoarterose). Das instalações fazem parte uma piscina termal com hidromassagem e corredor de marcha, duches vichy, hidropressoterapia, bertholaix e sala de tratamento às vias respiratórias. Já o espaço de ginásio/cardiofitness, NaturaFisio, direciona-se para a melhoria da condição física em geral, desenvolvendo especialmente a capacidade cardiorrespiratória, vascular e perda de peso. Os tratamentos praticados neste setor são a “Hidroterapia”, a “Massagem Manual”, o “Fortalecimento Muscular” e a “Drenagem Linfática”. Por último, na NaturaLúdica, além da sauna e banho turco, está também disponível uma piscina equipada com hidromassagem, jacuzzi, cascata e corredor de marcha.

Momentos revigorantes

O complexo termal da Fonte Santa é constituído por uma área de tratamentos (balneoterapia), ginásios, sauna, banhos turcos, gabinetes de massagem e uma área médica constituída por sala de espera secretaria médica e gabinete médico, tendo como principais vocações, para além do bem-estar e combate ao stress, o tratamento de doenças do aparelho respiratório, doenças reumáticas e músculo-esqueléticas. Além da prevenção e tratamento da doença, o espaço é também indicado para lidar com efeitos do stress, de depressões e esgotamentos físicos e/ ou intelectuais. Uma ida à Fonte Santa é a garantia de momentos revigorantes, de descoberta de novas sensações e de relaxamento.
A visita a este complexo termal é ainda uma oportunidade para conhecer a fortaleza de Almeida, com uma das muralhas mais bem conservadas da Europa e casamatas únicas no mundo, onde está instalado o Museu Histórico Militar. De resto, o município de Almeida disponibiliza visitas guiadas ao cento histórico e ao Centro de Estudos de Arquitetura Militar. Há também a possibilidade de fazer equitação no Picadeiro D’El Rei. Outros atrativos são as Aldeias Históricas de Almeida e Castelo Mendo, bem como o Museu/ Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes, em Vilar Formoso. Envolvida por uma paisagem verde e carregada de história, Almeida é um fantástico destino para fugir ao stress do dia-a-dia, recarregar energias e combater o envelhecimento, através de um programa termal e um serviço de Spa, que aposta no equilíbrio e bem-estar. A época termal tem início a 22 de maio e termina a 12 de novembro, sendo que o complexo funciona das 8 às 12h30 e das 16 às 20 horas, de segunda a sábado (incluindo feriados). Mais informações em www.almeidamunicipia.pt, pelos telefones 271 571 123 e 271 571 080 ou email geral@almeidamunicipia.pt .

Sobre o autor

Jornal O Interior

Deixe comentário