Está adjudicada a primeira fase do Porto Seco da Guarda. A obra foi hoje adjudicada pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), disse a O INTERIOR Dulcineia Catarina Moura, que recebeu a informação do ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz.
A deputada e candidata da AD congratulou-se com a adjudicação de uma obra que «reforça a capitalidade» da cidade. «É um grande projeto para a Guarda, já felicitei todos os envolvidos, incluindo os do governo anterior, mas não fossem as démarches do Governo da AD não teríamos certamente esta concretização tão importante para aquilo que vai ser a dinâmica económica da Guarda, do concelho e da região», disse Dulcineia Catarina Moura.
Aida Carvalho, candidata do PS, também já comentou a decisão, mas estranhou o “timing”. «Apesar de se ter arrastado durante um ano, até à última semana da campanha eleitoral, está finalmente adjudicada, por 4,1 milhões de euros, a primeira fase do terminal ferroviário de mercadorias da Guarda. Esta concretização deve-se, muito, à insistência da deputada Ana Mendes Godinho, que na Assembleia da República interpelou diretamente o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, exigindo compromissos concretos para o avanço deste projeto estratégico, que o anterior Governo, do PS, tinha deixado concluído», lê-se numa publicação nas redes sociais.
A Câmara da Guarda também já reagiu. «O processo esteve parado devido a uma questão formal que impedia a APDL de concorrer aos fundos comunitários, entretanto também garantidos através do financiamento no valor de 4 milhões de euros, no âmbito do Programa Regional do Centro – Centro 2030. A candidatura aos referidos fundos foi submetida ontem», lê-se no documento.
O projeto prevê a construção de um edifício administrativo, serviços aduaneiros, a extensão das vias-férreas existentes de forma a acomodar um comboio de mercadorias com o comprimento de 750 metros.
Contempla o aumento e reforço do terrapleno para permitir a movimentação de mais de 45.000 contentores de 20 pés por ano e a vedação do perímetro e controlo de acessos. A empreitada compreende ainda a alimentação elétrica para a ligação de contentores frigoríficos, telecomunicações e circuito de videovigilância, a instalação de uma báscula rodoviária e barreiras acústicas e integração paisagística.
«A APDL tem reiterado que o Porto Seco da Guarda é fundamental para fortalecer a eficácia da ligação de carga aos portos marítimos do Atlântico e Espanha através da ferrovia», recorda a autarquia.