Cultura

Vida e obra de Cargaleiro revisitadas numa «reunião de amigos»

Escrito por Sofia Craveiro

«Não gosto de homenagens. Para mim isto é uma reunião de amigos», afirmou o Mestre Manuel Cargaleiro no evento de tributo à sua vida e obra, que se encontra hoje a decorrer no concelho da Covilhã. Organizada pela autarquia e pela Casa da Cultura José Marmelo e Silva (CCJMS), a homenagem contou com a presença da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Covilhã, Regina Gouveia, e incluiu intervenções dos jornalistas António Melo e António Valdemar que sublinharam o vasto percurso do artista. Também presente, Nelson Marmelo e Silva, curador da CCJMS (no Paul), que foi palco deste evento, sublinhou que o Mestre «inventou motivos inéditos», sendo um «criador que tem a capacidade de nos fazer sonhar».

Sempre sorridente, Manuel Cargaleiro mostrou-se agradecido com a homenagem realizada afirmando que «não vou fazer nenhum discurso, nem quero falar da minha vida, apenas quero agradecer toda a amizade que aqui me foi demonstrada», tendo acrescentado que «podem contar comigo» para colaborar com o município e região.

O evento de homenagem a Manuel Cargaleiro teve início no Paul, no concelho da Covilhã, seguindo depois para a sede da autarquia covilhanense, onde estão presentes os membros do executivo. Aqui intervirá ainda Fernando Paulouro Neves, curador da exposição de obras de Cargaleiro ”A Essência Da Cor”, patente na Tinturaria, local onde se encerra o tributo.

Sobre o autor

Sofia Craveiro

Deixe comentário