Cultura

Rui Massena estreia-se sábado no TMG

Escrito por Jornal O Interior

O maestro, compositor e pianista Rui Massena atua no TMG no sábado (21h30) com a sua band para apresentar “III”, o novo trabalho editado em novembro último e que fundo eletrónica e música acústica e clássica.
Trata-se de uma das maiores figuras atuais da música portuguesa e também um dos mais profícuos e abrangentes compositores nacionais. A Rui Massena Band nasceu de uma plataforma de experimentação entre a música clássica e a eletrónica de vanguarda, tendo o piano como guia. Apelidado de “Neo-Clássico” ou “New Age”, o resultado confirma a criatividade e a apetência pelo experimentalismo musical de um compositor que a crítica coloca ao nível de nomes como Philip Glass, Michael Nyman ou Wim Mertens. Divulgador incansável da música erudita, premiado internacionalmente, maestro convidado da Sinfónica de Roma – mas também músico de enorme sucesso popular, com dois álbuns que chegaram ao primeiro lugar dos tops, Rui Massena não faz distinções entre géneros musicais. O seu último álbum é a prova da singularidade de uma obra em constante mutação pelas mais variadas influências.
Produzido por Rui Massena e por Mário Barreiros, “III” tem sete novos temas instrumentais compostos pelo próprio e foi gravado no Porto e Berlim, onde contou com a colaboração do produtor Tobias Lehman, vencedor de dois Grammy e veterano da editora Deutsche Grammophon. Em Nova Iorque o disco foi masterizado pelo engenheiro vencedor de um Grammy, Joe Laporta. Será a primeira vez que Rui Massena se apresenta ao vivo na Guarda, onde vai interpretar os temas mais recentes e músicas dos seus dois primeiros álbuns.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Deixe comentário