Cultura

Projeto “Cultura em Rede” começa em Figueira no sábado

Escrito por Jornal O Interior

A segunda edição do projeto “Cultura em Rede”, da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), começa este sábado em Figueira de Castelo Rodrigo, no Largo Serpa Pinto (22 horas), com a peça “Viagens”.
O espetáculo conta com a participação de voluntários do concelho, que participaram em residências artísticas conduzidas por artistas regionais e companhias contratadas, adianta a CIMBSE. Este ano a iniciativa contempla a itinerância de criações de música, dança e teatro pelos diferentes municípios da região nos meses de julho e agosto. “Viagens” segue no dia 13 para a Praça D. Dinis, em Trancoso, no mesmo dia em que terá lugar o primeiro espetáculo de dança “A mão, o animal e o mistério”, no castelo de Belmonte. Já o espetáculo de música “Sintonias Serranas” tem estreia marcada para dia 18, no Largo do Município, em Seia. Todas as atividades incluem a participação de voluntários locais de todas as idades. Pinhel e Fornos de Algodres (dia 20), Sabugal (dia 20), Manteigas (dia 26), Almeida (dia 27) e Guarda (dia 28) são as representações calendarizadas para este mês.
Em agosto, “A mão, o animal e o mistério” será interpretada na Covilhã (dia 3) e no Fundão (dia 10), enquanto “Sintonias Serranas” chega a Celorico da Beira (dia 3) e Gouveia (dia 8). Por fim, “Viagens” será representada na Mêda no dia 10. Lançado em 2018, o projeto “Cultura em Rede” tem como objetivo definir uma rede cultural entre os 15 municípios da CIMBSE (Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso). A par dos espetáculos programados, a iniciativa inclui uma rota de visitas guiadas encenadas aos centros históricos, focadas na cultura e história do território. O projeto é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Deixar uma resposta