Cultura

Bailado abre Festival de Jazz da Guarda

Escrito por Jornal O Interior

O festival “Guarda in Jazz” começa este sábado (21h30) no TMG com um espetáculo de bailado ao som de alguns dos grandes clássicos jazzísticos mundiais.
“Em Modo Jazz”, do Quorum Ballet, sobe ao palco do grande auditório para evocar uma época dos anos 60/70 em que o jazz estava no seu apogeu e os ajustes sociais ocorriam «num mundo em que o contacto humano, e as relações interpessoais eram essenciais para a comunicação», adianta a produção. A criação e coreografia são de Daniel Cardoso, com texto da poetisa Maya Angelou e atuação dos bailarinos Beatriz Graterol, Filipe Narciso, Inês Godinho e Pedro Jerónimo. A banda sonora inclui temas de Duke Ellington, Conal Fowkes, Max Roach, Nina Simone, Billie Holiday, Jay Hawkins, James Brown e Ray Charles. Na terça-feira será inaugurada no café-concerto uma exposição de cartazes de concertos de jazz históricos em Espanha.
À noite (21h30), o grupo vocal Jogo de Damas atuará no pequeno auditório com um reportório que vai do jazz à bossa nova e à pop, com diversos temas cantados também a cappella. Barbara Francke, Fátima Serro, Sameiro Sequeira e Gabriela Braga Simões serão acompanhadas por Paulo Gomes (piano), Miguel Ângelo (contrabaixo) e Acácio Salero (bateria). Na noite seguinte (22 horas) é a vez do trio Albatre se apresentar no café-concerto. Radicado em Roterdão (Holanda), o grupo é formado pelos portugueses Hugo Costa (saxofone alto) e Gonçalo Almeida (baixo elétrico e teclados) e pelo alemão Philipp Ernsting (bateria e eletrónica). A sua música evoca reminiscências dos projetos mais arrojados de John Zorn.
O festival guardense inclui mais seis concertos, com destaque para o saxofonista Carlos Martins (12 de julho), uma conferência de José Duarte e a exibição de um filme.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Deixar uma resposta