Arquivo

Vila Nova de Foz apresenta parque temático dedicado à História do Homem

Projeto envolve um investimento inicial da ordem dos 7 milhões de euros e já foi candidatado ao “Portugal 2020”

Os estudos prévios do futuro parque temático de Vila Nova de Foz Côa que será dedicado à História do Homem desde o Paleolítico foram apresentados na semana passada durante a conferência internacional de turismo “Foz Côa: Um Território que Marca”.

O projeto, previsto desde a década de 90 do século passado, vai servir como «complemento» do Museu do Côa. O parque temático chegou a estar aprovado pelo antigo PROCÔA – Programa de Desenvolvimento Integrado do Vale do Côa, criado pelo Governo de António Guterres em 1995 após a suspensão das obras da barragem e a preservação das gravuras, mas não saiu do papel por não ter sido homologado pelo poder central. Segundo o presidente do município, o empreendimento terá «uma vertente mais recreativa, mais lúdica, em torno da evolução do Homem desde o Paleolítico». Gustavo Duarte adianta que a Entidade de Turismo do Porto e Norte e investidores privados manifestaram interesse num empreendimento que vai implicar um investimento inicial estimado em cerca de sete milhões de euros. «O projeto e o estudo prévio foram candidatados ao programa “Portugal 2020”, esperemos que seja apoiado porque será uma mais-valia para o concelho em termos de atração turística», considera o edil. O equipamento vai nascer nas imediações do Museu do Côa.

Na mesma sessão realiza no Centro Cultural da cidade, a autarquia apresentou a sua nova imagem corporativa que assenta em três características que identificam Vila Nova de Foz Côa: o património, a natureza e a paisagem. «Até aqui só tínhamos o brasão e com esta marca estamos virados para o futuro. É um símbolo que diz tudo o que o concelho tem para oferecer através de uma imagem gráfica. Estão lá as gravuras, os vales e o rio Douro, até os ramos das amendoeiras», refere Gustavo Duarte, para quem o resultado é uma «imagem contemporânea, tal como o Museu do Côa e o futuro Centro de Alto Rendimento do Pocinho, que são cada vez “ex-libris” de Vila Nova de Foz Côa». A nova marca vai ser utilizada nos documentos e comunicação oficial do município, mas também nos vinhos produzidos no concelho.

Futuro parque temático vai nascer nas proximidades do Museu do Côa

Sobre o autor

Leave a Reply