O Sporting da Covilhã averbou a sua primeira derrota caseira na recepção aos açorianos do Santa Clara, com quem estava em igualdade pontual, naquela que foi a primeira partida com transmissão pela Sport TV. O jogo disputou-se na manhã de domingo, tendo sido também inaugurada a nova bancada.
Os “leões da serra” entraram bastante apáticos e muito lentos, vendo Rincon, aos 12’, rematar cruzado a rasar a baliza de Igor Araújo. No minuto seguinte, novo raide açoriano, após excelente abertura para o esquerdino Nuno Santos, que surgiu rápido a aproveitar a lentidão dos centrais locais para fazer o primeiro golo com um remate forte e colocado. Só aos 27’ surgiu o primeiro lance de perigo do Covilhã, mas o cabeceamento de Paulo Campos passou perto da barra. Passados dois minutos, Nuno Santos fez o segundo golo num remate cruzado. Hélio Sousa fez então entrar Elivelton, que veio dar maior abertura ao ataque covilhanense e mais rapidez e eficácia ao sector intermédio. Foram do dianteiro algumas situações iminentes de golo do Covilhã até ao intervalo, mas Alemão evitou o pior como aos 43’. Para a segunda parte, os serranos entraram mais fortes e reduziram a desvantagem aos 48’, num penálti convertido por Roma a punir infracção de João Dias.
Contudo, no minuto seguinte, os açorianos aproveitaram uma nova falha defensiva dos locais para ampliar a vantagem. Hernâni cruzou para Vouho concretizar perante a falha de Mozer. Com o marcador favorável, os visitantes limitaram-se a defender, uma tarefa mais facilitada com a expulsão de Basílio. Ainda assim, Bruno Nogueira teve algumas boas arrancadas e solicitações dos seus dianteiros, mas Alemão esteve sempre muito atento. Aos 80’, os açorianos marcaram novamente num ataque venenoso, com uma abertura de Pacheco para André Pinto emendar certeiro face à passividade da defensiva local. O Covilhã reduziu já em período de descontos, com um toque magistral de calcanhar de Dani. O trio de arbitragem teve uma exibição mediana, com alguns lapsos, sobretudo do auxiliar da bancada nova.
João Ferreira


