Arquivo

Sporting vence Torneio de Juniores da Guarda

“Leões” sucedem ao Benfica após derrotarem o Valladolid na marcação de grandes penalidades

O Sporting foi o grande vencedor do IVº Torneio Internacional de Juniores da Guarda que, no último fim-de-semana, atraiu muito público ao Estádio Municipal. No jogo decisivo, os jovens “leões” derrotaram os espanhóis do Valladolid através da marcação de grandes penalidades (3-2), após a partida ter terminado sem golos.

O guarda-redes brasileiro Vítor Golas foi decisivo no triunfo sportinguista. Primeiro, já na recta final da partida, evitou que um espanhol isolado inaugurasse o marcador e, depois, ao defender três penáltis. De realçar que o vencedor do torneio se apresentou com a sua grande “estrela”, o nigeriano Rabiu Ibrahim, campeão mundial de sub-17 pelo seu país em 2007 e que suscitou o interesse de outras grandes equipas europeias. Na terceira posição ficaram os angolanos do 1º de Agosto, que bateram o Sporting de Braga pela margem mínima. A desilusão da prova foi o Benfica, que não conseguiu melhor que o quinto lugar graças a um triunfo sobre o Atlético de Madrid por 5-4 em grandes penalidades, após o nulo no final do tempo regulamentar. Detentores do troféu, os “encarnados” perderam logo a primeira partida frente ao Valladolid (1-0). Já na partida para o “lanterna vermelha”, o NDS, equipa da casa, derrotou o Salamanca por 5-4 em penáltis, depois do nulo final (0-0).

A nível individual, Javier Heranz (Valladolid) ganhou o troféu de melhor jogador e Tiago Filipe (NDS) o de melhor guarda-redes. O angolano Valdemar João (1º de Agosto) foi o melhor marcador, com quatro golos. No final de um jogo bastante equilibrado, José Lima, que guindou o Sporting ao título de campeão nacional de juniores na época transacta, mostrou-se naturalmente satisfeito com o triunfo, embora tenha salientado que ganhar não era o mais importante nesta fase de pré-época: «É sempre preferível entrar a ganhar, mas o fundamental para nós era que estes jogos fossem competitivos», o que sucedeu em todos os encontros realizados contra «três boas equipas», referiu. Comparando com a edição de 2007, o antigo jogador do Sporting considerou as equipas presentes este ano «mais competitivas» e os jogos «muito mais equilibrados», o que é «bastante positivo», afirmou. Igualmente satisfeito, Vítor Santos fez um balanço «positivo» da competição. O vereador do Desporto na Câmara da Guarda destacou a presença do 1º de Agosto, que, «na primeira vez que veio a um torneio em Portugal, mostrou muita alegria e boa disposição, além do bom futebol praticado».

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Deixe comentário