Celorico da Beira, Gouveia e Seia apostam, este fim-de-semana, num Carnaval onde o queijo é rei. Entre amanhã e terça-feira, as feiras e festas estão na ordem do dia e com o mesmo objectivo: promover o afamado queijo Serra da Estrela.
O roteiro começa amanhã em Celorico da Beira. Aqui o queijo é apenas o mote para a tradicional festa que, anualmente, por esta altura anima a autodenominada “Capital do Queijo da Serra da Estrela”. A abertura da feira está prevista para as 8 horas, no Mercado Municipal, onde, além do queijo, os visitantes poderão encontrar produtos regionais e artesanato. Pelas 10h30 actuam a Banda Filarmónica “Os Bazófias” e o Grupo de Cantares ao Desafio, de Guimarães. Para a tarde está prevista uma sessão de esclarecimentos sobre o futuro do queijo Serra da Estrela. À noite sobe ao palco do Centro Cultural o espectáculo de revista à portuguesa “É Isto e Pouca Treta”, pela Companhia de Teatro Sá da Bandeira (Porto). No sábado a feira continua no Mercado Municipal e, logo pela manhã, haverá animação com os Bombos do Baraçal e Gaiteiros de Sendim. A tarde será dedicada ao folclore com a actuação do Grupo de Danças e Cantares da Lageosa do Mondego, Rancho Folclórico da Ribeira de Santarém, Grupo de Pauliteiros de Sendim (Miranda do Douro) e Rancho Folclórico de Gouveia. Já Pedro Khima sobe ao palco instalado no Mercado Municipal por volta das 21h30. A animação prossegue no domingo, com os NemFáNemFum e os acordeonistas Rodrigo e Teresa Maurício.
Em Gouveia, a organização associou ao evento os festejos do Carnaval, aproveitando uma das alturas de maior afluxo turístico à Serra da Estrela. O programa arranca amanhã com o desfile “Gouveia na História…”, em frente aos Paços do Concelho. No sábado à noite, no Teatro-Cine, há teatro com a comédia “Não venhas atrás de mim”, com Rosa do Canto e João Loy. No domingo, a Sociedade Musical Gouveense “Pedro Amaral Botto Machado” fará a habitual saudação à cidade, antes da abertura da Feira do Queijo no mercado municipal. Pelas 11 horas está agendada uma apresentação surpresa e às 11h30 tem início o Festival de Folclore. À tarde, a partir das 15 horas, realiza-se o cortejo carnavalesco, subordinado ao tema “Carnaval do Queijo”. Na segunda-feira, a partir das 23 horas, no pavilhão municipal há baile de Carnaval com concurso de máscaras, apadrinhado por Vanessa Martins e Ângelo Rodrigues, actores da série “Morangos com Açúcar”. No dia de Carnaval, ao final da tarde, faz-se a “queima do Entrudo”, acompanhada por um espectáculo de pirotecnia, junto aos Paços do Concelho.
Seia entrega habitações a idosos
Em Seia, a Feira do Queijo acontece, como todos os anos, no sábado de Carnaval e inclui mostras de queijo, mel, artesanato, ovinos, vinhos e até dos pachorrentos cães Serra da Estrela. No entanto, para além da tradicional feira, serão entregues cinco casas requalificadas aos seus proprietários no decorrer da sessão solene. A cerimónia é presidida pelo secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques. As obras de reabilitação decorreram no âmbito do Programa Conforto Habitacional para Idosos e do programa municipal “Reabilitar para Habitar”, situando-se em São Romão, Travancinha, Girabolhos, Lapa dos Dinheiros e Loriga. À tarde, será inaugurado o Centro de Apoio à Terceira Idade de Cabeça.
Tânia Santos


