Arquivo

População de lobos estável na região

Natureza

A população de lobo ibérico tem-se mantido estável nos últimos anos e está distribuída por zonas do Norte e Centro de Portugal, revelou na semana passada o presidente do Grupo Lobo.

Segundo Francisco Fonseca, a espécie existe na área do Minho, Peneda/Gerês e norte do distrito de Bragança, «em que a população tem uma boa densidade e é estável». Há também lobos na Serra da Arada (Viseu) até à zona de Trancoso (Guarda), com uma população «de baixa densidade, mas estável», enquanto no distrito de Vila Real os animais têm diminuído ao longo da última década. Já na zona da raia, entre os rios Douro e Tejo, existe uma outra população identificada que é «muito flutuante e dinâmica, sobretudo ao nível de novos indivíduos», adiantou o responsável. Para contribuir para a conservação do lobo, através da diminuição dos conflitos com o homem devido à predação de animais domésticos, o Grupo Lobo avançou com o projeto “Cães de Gado”, em que se aposta na reintrodução das raças nacionais de cães de gado para a proteção dos rebanhos. Iniciado em 1996, o projeto ainda está em curso em diversas zonas do país mas já permitiu distribuir mais de 500 cães pastores.

O grupo tem ainda um centro de recuperação do lobo ibérico, situado perto de Mafra, onde atualmente estão 16 animais que já não podem ser devolvidos à natureza.

Sobre o autor

Deixe comentário