O Instituto Politécnico da Guarda participou, de 1 a 4 de Maio, na Feira Ibérica do Turismo (FIT) que decorreu na Guarda.
No stand do Politécnico da Guarda foram facultadas aos visitantes informações sobre a sua oferta formativa (cursos de especialização tecnológica, licenciaturas e mestrados), bem como acerca de projetos desenvolvidos pelas suas Escolas Superiores e a prestação de serviços do IPG.
A divulgação de trabalhos de investigação e desenvolvimento, assim como as atividades desenvolvidas pelos Gabinetes de Informação e Comunicação, Mobilidade e Cooperação, Estágios e Saidas Profissionais e de Formação, Cultura e Desporto foi outra das vertentes desta presença do Politécnico da Guarda na FIT 2014.
“Esta participação permitiu aos visitantes conhecer as diversas formações e capacidades instaladas no Instituto Politécnico da Guarda, obter informação de acesso a cursos e outras formações, descobrir as últimas inovações e capacidades laboratoriais e conhecer as saídas profissionais dos diplomados do IPG”. Afirmou-nos o Vice-Presidente do IPG, Gonçalo Fernandes.
Ao longo do certame foram realizadas várias atividades de animação e demonstrações, com o envolvimento de alunos e docentes. Gonçalo Fernandes destacou “a realização diária de um show cooking, com a colaboração de diversos chefes da ESTH, a apresentação da Carta Turística da Serra da Estrela pelo Observatório do Turismo da Serra da Estrela (OTSE/IPG) e uma conferência sobre turismo e património cultural”.
O stand do IPG esteve em permanente atividade com demonstrações sobre veículos ecológicos, sistema de localização por GPS e de controlo de ambiente, exposição de robótica, ensaios laboratoriais, fornos solares, bem como atividades de avaliação e prescrição de educação física, flash move e zumba.
Esta participação procurou “criar redes de colaboração com os operadores turísticos, as entidades administrativas presentes e diversas instituições públicas e privadas, quer na formação, quer em soluções técnicas e formativas que possam responder às necessidades do mercado de trabalho”, acrescentou Gonçalo Fernandes.
O Vice-Presidente do Politécnico salientou ainda “a missão institucional do IPG na área do turismo, face aos cursos que ministra, à investigação que produz e à crescente colaboração e participação – a nível nacional e internacional – em projetos nesta área, articulando os vários cursos, docentes e investigadores da Instituição”.


