Arquivo

João Ferreira diz que o interior do país «foi esquecido ao longo dos anos»

Cabeça de lista da CDU às eleições europeias esteve em pré-campanha no distrito da Guarda

João Ferreira, cabeça de lista da CDU às eleições europeias, esteve em pré-campanha na Guarda na passada terça-feira, onde falou com comerciantes do centro histórico e almoçou com agricultores. A «asfixia» sentida pelos pequenos comerciantes e as reformas da Política Agrícola Comum (PAC) que têm afetado os agricultores estão entre as principais preocupações do candidato, sendo que estas são particularmente sentidas na região devido ao «agravamento das desigualdades regionais».

«As debilidades da Guarda são, muitas delas, comuns às que sentimos por todo o país, agravadas pelos efeitos da interioridade e do aprofundamento das disparidades regionais», disse João Ferreira a O INTERIOR. O atual deputado do Parlamento Europeu acredita que «o interior foi esquecido ao longo dos anos e perdeu setores produtivos essenciais na indústria e na agricultura». Para contornar a situação, o candidato apelou ao voto de comerciantes e transeuntes que, na manhã de anteontem, percorreram o centro da cidade. «É necessário mudar de políticas, queremos recuperar atividade produtiva para o interior, bem como os serviços públicos que encerraram nos últimos anos», garantiu João Ferreira, asseverando que «só há um caminho para o conseguirmos, que é votar na CDU».

O eurodeputado salientou «a situação de asfixia que muitos comerciantes sentem, pois aquilo que nos é apresentado como uma saída limpa deixou um rasto sujo de desemprego», reiterou, assinalando a importância de «chamar à atenção do pequeno comércio para a importância destas eleições na mudança da situação do país». Em relação aos agricultores, o comunista mostrou-se preocupado com as reformas da PAC: «Portugal perdeu em 20 anos meio milhão de superfície agrícola útil e viu fechar 300 mil explorações, o que é resultado das sucessivas reformas da PAC», considerou. E não poupou críticas a PSD, PS e CDS, pois «são partidos que têm votado favoravelmente no PE decisões ruinosas», vinca João Ferreira. Por sua vez, o candidato salientou as mais de 150 propostas para alteração aos regulamentos da PAC apresentadas pela CDU, que só poderão ser aprovadas com um maior “peso” do partido em Bruxelas: «É importante a CDU no futuro ter mais força para não apenas conseguir resistir às decisões negativas para a nossa agricultura, mas também para defender com mais força as medidas necessárias», afirmou.

João Ferreira falou com comerciantes do centro histórico da Guarda

Sobre o autor

Deixe comentário