O Ministério da Educação celebrou com cinco municípios da região acordos de colaboração para a requalificação em escolas secundárias, no âmbito do Portugal 2020. Celorico da Beira, Fundão, Guarda, Pinhel e Seia foram os concelhos contemplados.
A Escola Secundária da Sé, na Guarda, será alvo de uma intervenção orçada em 823 mil euros. Deste valor apenas 120 mil euros, correspondentes à componente nacional, serão assegurados pela autarquia. No caso de Pinhel, serão investidos cerca de 1,7 milhões de euros na requalificação e modernização da escola secundária local ao abrigo deste acordo. Segundo a autarquia, a empreitada será comparticipada em 85 por cento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEFER), no âmbito do Programa Centro 2020. Os restantes 15 por cento serão suportados, em partes iguais, pelo Ministério da Educação e pelo município de Pinhel, cabendo a cada um o pagamento de cerca de 132 mil euros.
Também a Secundária de Seia será alvo de obras de requalificação. A intervenção estrutural do estabelecimento de ensino, anunciada pela Parque Escolar, encontra-se atualmente suspensa, tendo a Câmara, no quadro de negociação do Pacto Territorial da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), acautelado uma dotação financeira para o efeito da ordem dos 350 mil euros. No mesmo dia foram celebrados protocolos com os municípios de Castelo Branco, Cantanhede, Pombal, Santa Comba Dão Vouzela. O investimento abrange 7.605 alunos que estudam nas 12 escolas que vão ser melhoradas. No total, estes acordos de colaboração vão envolver, a nível nacional, 217 municípios e um investimento de mais de 236 milhões de euros.


