Arquivo

Câmara contrai empréstimo de mais de um milhão de euros

Trancoso

A autarquia de Trancoso vai contrair um empréstimo de mais de 1,3 milhões de euros destinados a financiamento de despesas de investimento em várias obras de requalificação e remodelação.

Entre elas está a requalificação do mercado municipal (cerca de 443.435 euros), a remodelação da ETAR de Courelas (107.793 euros), a reparação do Pavilhão Multiusos (81.383 euros) e a requalificação da rede viária municipal e de vários arruamentos (732.123 euros). A proposta do executivo liderado por Amílcar Salvador foi submetida a votação na última Assembleia Municipal (AM), tendo sido aprovada com 21 votos a favor e 16 contra. Para o presidente da Câmara, «como o valor dos investimentos a financiar ultrapassam 10 por cento das despesas de investimento previstas no Orçamento do exercício», a contratação de empréstimos teria de obter uma autorização prévia da Assembleia Municipal. Na ocasião o PSD apresentou uma declaração de voto. No documento, Júlio Sarmento sustentou que a proposta do município «não fundamenta nem a atualidade, nem a imprescindibilidade dos investimentos em causa, nem tão pouco a sua justificação na vertente financeira onde se deveria articular com os objetivos estabelecidos e aprovados para a sustentabilidade financeira do município».

Já na reunião do executivo municipal que antecedeu a sessão da AM, os eleitos do PS apresentaram diversos argumentos para justificar este empréstimo, nomeadamente «a redução significativa da dívida municipal já alcançada desde 2013, superior a três milhões de euros, sem recurso a receitas extraordinárias, bem como a consequente melhoria dos resultados líquidos anuais».

Sobre o autor

Deixe comentário