Arquivo

Bom cinema, bom ambiente em Seia

O Cine’Eco arranca no sábado

Este ano, chegaram a Seia mais de 500 documentários sobre a temática do ambiente, oriundos de 40 países, para participarem no Cine’Eco. Mas só alguns vão ter lugar no Festival Internacional de Cinema de Ambiente, que decorre a partir de sábado e até dia 25: 65 competem na categoria internacional e 21 na competição lusófona. Para esta 14ª edição, a organização criou uma nova secção, denominada “Panorama Informativo”, onde serão exibidos 33 documentários, extra-competição.

Para promover o cinema de qualidade, há as habituais secções paralelas, como “Outras terras, outras gentes” – que pretende difundir o cinema menos visto pelo grande público, mas de grande qualidade e cinematografias não muito habituais em Portugal. De resto, serão exibidos, no Cine-Teatro da Casa da Cultura de Seia os filmes “Caramel”, “Tropa de Elite”, “O lado selvagem”, “Sabor do amor”, “Haverá sangue”, “Dot.com”, “O segredo de um cuscuz”, “O sabor da melancia”, “Sweeney Todd”, “Corações”, “Michael Clayton”, “O acontecimento” e “Promessas perigosas”. À semelhança de edições anteriores, o festival vai recordar alguns clássicos. Este ano, o filme escolhido é “Blade Runner”, de Ridley Scott – uma antevisão inquietante do mundo futuro, onde a questão ambiental está bem presente. Já a secção “O amor do cinema” destaca três nomes grandes do cinema que desapareceram este ano: Dino Risi, mestre da comédia italiana, Sidney Pollack e Paul Newman.

Além disso, e num ano em que se comemoram 50 anos sobre as fraudulentas eleições de 1958, o Cine’Eco vai homenagear a figura do general Humberto Delgado numa sessão que contará com a presença da filha – a historiadora Iva Delgado – e em que serão exibidos filmes de Francisco Manso e Lauro António (director técnico do festival). Já o ciclo “Animação + Aventura” será dedicado ao público infantil e juvenil e apresenta filmes como “Wall E”, “O Panda do Kung Fu”, “A ilha de Nim”, “O incrível Hulk”, “Persépolis”, “O cavaleiro das trevas” ou “Blade runner – versão final”. A programação contempla também um conjunto de actividades paralelas como concertos com Rodrigo Leão & Cinema Ensemble na noite de abertura (este sábado) e Viviane, a quem cabe encerrar o evento. Está ainda prevista a realização de um cordão humano pelo ambiente com mais de mil pessoas, uma conferência sobre “Territórios de baixa densidade”, exposições, “workshops”, concursos de montras e escolares.

O júri internacional é composto por Linda Moreira e Mara Jardim (Goiás, Brasil), Fernando Dacosta, Lídia Franco, Uxia Blanco e Anxo Santomil (Espanha), Etzel Baez (República Dominicana), Margarida Ruas, Ana Reis e Luís Morgadinho. Na competição lusófona, os jurados são Lisa França (Brasil), António Colaço, Celina Pereira, Nuno Almeida e Juliana Torcato Luiz.

Rosa Ramos

Sobre o autor

Deixe comentário